quinta-feira, 23 de abril de 2015

Espaço para discussões

O filme “Guerra de Canudos” retrata  os acontecimentos referentes a um episódio real da história brasileira: A guerra de canudos, na qual foram exterminadas aproximadamente 25 mil pessoas no interior baiano. Após assistir ao filme e ler o contexto histórico daquele momento, opine sobre o porquê daquela rebelião e sobre as medidas tomadas pelo Estado para combatê-la.

28 comentários:

  1. Pessoal, acho que havia algum problema com o blog, postem seus comentários agora.

    ResponderExcluir
  2. A rebelião conhecida como guerra de canudos deu-se em virtude da situação em que a população vivia, vivem sem terra e obrigados a aturar ordens vindas dos coronéis, As terras só pertenciam aos grandes proprietários, conhecidos como Os Coronéis. }Os coronéis transformavam as terras em territórios improdutivos, e isso revoltou os sertanejos, que si uniu em torno de Antônio Conselheiro,o qual pregava ser um emissário de Deus vindo para abolir as desigualdades sociais e as perversidades da República, como a exigência de se pagar impostos, por exemplo.
    Em clima seco a região era castigada severamente, danificando o plantio de alimentos, secando os diques e matando os animais que não resistiam à falta de água. Os sertanejos também tentavam sobreviver, mas a cada ano milhares morriam de fome e sede. Essa maneira terrivel de viver, fes com que surgissem as desordem, transformando os camponeses em malfeitores que andavam em bandos pelos sertões do Nordeste, fortemente armados, apavorando as populações locais e invadindo as propriedades dos coronéis. os coronéis apavorados decidiu tomar medidas drásticas contra essas rebeliões de revoltados. A Comunidade de Canudos foi arrasada no dia 05 de outubro de 1897, entrando para a história como o palco do mais intenso massacre já presenciado na história.
    Acredito eu que esses foram os principais motivos, que levaram os sertanejos e toda a população a si revoltarem contra os Coronéis (grandes proprietários). e a si unirem para gerar toda esse tumultuo, que gerou a Rebelião ou a tão falada Guerra de Canudos.

    ResponderExcluir
  3. No meu ponto de vista, essa rebelião ou guerra de canudos, aconteceu porque, os sertanejos viviam de modo desumano, sem terra, recebendo ordens, viviam com sede, com, fome, uns até morriam, por falta de água e comida.. só quem tinha terras eram os grandes proprietários, conhecidos como Coronéis, que impedia a produtividade de alimentos,, e isso tudo revoltou todo o vilarejo de canudos, Os sertanejos assustando todo mundo, inclusive andavam armados, e invadiam as propriedades dos Coronéis.. Foi dai que partiu ordens dos Coronéis, mandando acabar com quem estivesse no meios dessa rebelião, massacrando todos que tivesse pela frente, todo esse tumultuo ficou conhecido como Guerra de Canudos..
    na minha opinião foi esses os principais motivos desse massacre, conhecido como Guerra de Canudos..

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A guerra de canudos foi um conflito no sertão baiano em 1896 a 1897 ocorrido entre Tropas federais contra grupos religiosos liderados por Antônio conselheiro. Um dos motivos mais importante por ter ocorrido essa rebelião foi a cobrança de impostos feito pelo os governos do estado,sem contar que muitas pessoas estavam sem emprego, sem terras e diversos outros motivos. Na qual os moradores rebelaram-se queimando documentos emitidos pelo o governo. Sendo assim o exercito comandado pelo estado não deixou por isso mesmo, gerando assim a Guerra de Canudos que após varias expedições acabou com todo o arraial de canudos deixando diversas pessoas mortas durante e o término da guerra.

    ResponderExcluir
  6. A rebelião das pessoas foi nada mais do que a cobrança de impostos feita pela republica, onde aquelas pessoas não tinha a mínima condição de pagar o que era cobrado, porém os sertanejos sentia maior dificuldade de pagar por conta das secas que ocorria naquele local , a republica que tinha maior poder em relação a sociedade não entendia a situação pela qual eles passavam,muitos sertanejos acabaram se juntando a um líder que era um religioso, que também não admitia essas cobranças chamado de Antônio Conselheiro,as pessoas que seguiram Antônio eram muitas e de opinião, onde o governo não quis deixar barato, e suas medidas foram tomadas de forma em que juntou um exército para combater e acabar com todos eles, gerando assim a Guerra de Canudos, Canudos era o local onde habitava-se os sertanejos, que queriam apenas viver suas vidas em paz e ser feliz, infelizmente isso não perdurou muito tempo pois logo veio a guerra e a destruição de Canudos, na qual foram mortas cerca de 25 mil pessoas

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo, gente! Entenderam direitinho!

    ResponderExcluir
  8. Boom no meu ponto de vista, o filme aconteceu na Bahia, ou seja foi uma rebelião que deu se em virtude da situação em que vivia a população, uma situação precária, sem terra e obrigada a se submeter aos arroubos dos coronéis.
    As terras pertenciam aos grandes propiétarios chamados de coronéis que eram ricos e os territorios eram improdutivos revoltando assim os os sertanejos e se juntaram ao um lider religioso que era chamado de António Conselheiro, onde foi ele que fundou o vilarrjo que ficou conhecido como canudos e assim sertanejos foram morar lá, o clima era muito seco, danificando assim o plantio de alimentos e matando os animais por falta de água ,os sertanejos tentavam sobreviver mas a cada ano milhares morriam de fome e sede.
    Os padres e coronéis coagiaram o governador da Bahia a tomar providéncias ,pois queriam que o governo acabasse com canudos e assim a guerra de canudos aconteceu e após várias expedições acabou com todo arraial e deixou várias pessoas mortas.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A rebelião ocorreu pelo fato da República está impondo impostos altíssimos, e tirando tudo de valor dos humildes sertanejos.Como característica do nosso sertão nordestino, a seca e a fome também foram pontos marcados pela rebelião, comandada por Antônio Conselheiro.Essa rebelião seguiu de terra em terra, cada vez com mais seguidores fiéis de Antônio Conselheiro.Contudo, iniciou-se uma guerra chamada de 'Guerra de Canudos', que se estendeu por muitos meses e deixou muitos feridos ( incluindo pessoas mutiladas) e muitas pessoas mortas.O Estado não fez nada.Com a morte de muitos soldados, mais eram enviados como reforço e a guerra não parecia ter fim.Tudo só acabou, quando praticamente, todos pobres sertanejos morreram, alguns se renderam, outros foram mortos alí mesmo. Ao fim, a cidade de Canudos ficou completamente destruída e a guerra marcou como o massacre mais intenso da história.

    ResponderExcluir
  11. Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos - daí o nome da Guerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1828 - 1897). Na época, a população miserável da região agregou-se em torno do beato Conselheiro, que havia passado anos pelo sertão pregando uma mistura de doutrina cristã e religiosidade popular. Em 1893, os sertanejos fundam o arraial de Canudos, um povoado muito pobre que chegou a ter 5 mil casas e de 20 mil a 25 mil habitantes. "Canudos era regido pelo trabalho coletivo e pelos ensinamentos religiosos de Conselheiro. Além desse caráter messiânico, o movimento criticava a República e contestava as inovações surgidas com ela, como o casamento civil", diz o historiador José Carlos Barreiro, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis (SP). As relações do povoado com o governo começaram a se complicar ainda em 1893, quando os moradores rebelaram-se contra a cobrança de impostos e queimaram documentos emitidos pelo governo.

    ResponderExcluir
  12. A Guerra de Canudos (1896 a 1897), aconteceu no interior da Bahia, na então comunidade de Canudos.
    Era uma comunidade religiosa, sendo seu líder Antônio Conselheiro, um fanático religioso que não admitia a instauração do casamento civil e também a república, pois acreditava ainda no regime monárquico. E fez com que a população acreditassem que era chegado o “fim dos tempos. Era uma cidade autossustentável, apesar da pobreza, fome, seca e degradação social. Não aceitava as leis impostas pelo governo e viviam de acordo com suas regras, sendo uma afronta ao monopólio da Igreja Católica e também a recém formada República. Rejeitaram as cobranças de impostos, logo, muitos migraram com seus bens para esse novo local, achando que suas posses estavam seguras das leis do governo. E isso despertou a ira das cidades vizinhas, da igreja e da sociedade daquela região.
    De fato, essa posição não agradou os lideres sociais e políticos, e fez com que o Governo tomasse medidas drásticas contra Canudos. Então começou a guerra. As três primeiras expedições foram um fracasso. Apesar de muitas baixas e miséria, a comunidade continuou de pé. E as notícias se espalharam e fez com que muitos acreditassem que se uma cidade do interior do nordeste poderia lutar contra o regime da nova república, outras também poderiam fazê-lo. Logo, até o próprio Ministro da Guerra, Marechal Carlos Machado Bittencourt, seguiu com seu exército para o sertão baiano, dando um fim à rebelião instaurada, levando a morte vários sertanejos, deixando casas incendiadas e vidas destruídas. Conselheiro foi morto, e a população de Canudos foi quase toda dizimada.
    Esse conflito sanguinário foi apenas uma amostra do que a fome, pobreza, seca, desemprego, desigualdade social e política pode fazer com uma população. Eles se sentiram acuados, desprezados e sem orientação. E assim Conselheiro viu uma oportunidade de disseminar seus ideais, deu-lhes esperança, não levou em conta o sofrimento que a população já lidava. Dessa forma, o governo com medo de perder o poder e também que as demais regiões aderissem a esses ideais, atacou sem piedade e sem foco. Fez com que homens, mulheres, crianças e idosos padecessem. Em vez de cortar a cabeça da cobra e acabar com o conflito, fez com a situação perdurasse mais, e logo que conseguiu esse feito, ainda assim, fez com que os que restaram padecessem pelas suas crenças.
    O resto da população de Canudos foi deixada no sofrimento, viram suas casas queimadas e filhos mortos, e também tiveram que lidar ainda mais com a fome e a seca. Apesar de derrotados, foram símbolo da luta contra a injustiça social daquela época.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Antonio Conselheiro chegou a Canudos em 1893 onde era líder do arraial. Acreditava ser um enviado de Deus em favor dos oprimidos, e como tal, resolver os problemas sociais dos sertanejos. Pela sua cultura religiosa, acreditava poder acabar com as diferenças sociais e segundo ele, com a violenta cobrança de impostos por parte do governo, que sufocava ainda mais seus humildes seguidores. O governo Republicano acreditava estar ali, um líder do povo que tentava restabelecer a Monarquia através da Revolta dos Canudos, como também ficou conhecida a Guerra de Canudos. Juntado os fatos, impostos, separação da Igreja, do Estado, mais o casamento civil, se formou a resistência dos Canudos que não era a volta da Monarquia, mas de uma ideia mais pura mais simplista e sem a interferência de um governo Central, como a abolição da escravatura que havia acontecido a pouco tempo, eram muitos os ex-escravos que vagavam pelos sertões do nordeste a procura de emprego e sem opção, se juntavam ao grupo dos que ouviam os discursos de Antonio Conselheiro, o líder camponês na Guerra de Canudos. É de se salientar o enfrentamento que o exercito Republicano sofreu em suas tentativas de derrotar os Canudos, que por duas ou três vezes impuseram derrotas aos governistas que debateram em retirada deixando centenas de mortos e armamentos que acabaram reforçando a defesa dos Canudos que passaram a se defender com essas armas. A Guerra de Canudos deixou bem clara a injustiça que se praticou contra aqueles humildes camponeses liderados por Antonio Conselheiro, apenas um fanático religioso vagando pelos sertões nordestinos.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  17. Bem o filme retrata o modo de vida do sertanejo naquela época pós-Republica na qual a sociedade vivia uma restruturação a partir do golpe militar... Antônio Conselheiro foi um homem de fé contrário as práticas da república como os impostos.. Com isso Antônio através de seus conselhos juntou centenas de pessoas para peregrinar e espalhar suas idéias pelo nordeste... Em um momento Antônio fixou-se na Bahia com o propósito de fundar uma vila que ficou conhecida como Canudos... Com o passar do tempo, a pequena vila cresceu e atraiu os sertanejos que procuravam melhorias de vida... Porem isso atraiu a atenção dos coronéis que viram seus criados irem embora em busca da terra fértil... Os coronéis pressionaram o governo brasileiro a destruir canudos dizendo que eles eram um grupo monarquista. Com grande tempo de batalha os sertanejos não conseguiram segurar a força dos militares que destruíram canudos. E mataram pessoas inocentes que queriam apenas terem uma melhor condição de vida.

    ResponderExcluir
  18. A guerra de canudos foi um fato histórico brasileiro ocorrido na região nordeste, mais precisamente no estado da Bahia, onde a populacão, casanda da opressão, cometida por um governo falho e por coroneis que eram donos de grande propriedades, resolve se rebelar com estes a ajuda de Antônio Conselheiro, começando assim um dos maiores massacres internos da historia brasileira.

    ResponderExcluir
  19. A guerra dos canudos foi um acontecimento histórico que durou cerca de um ano ( 1896 a 1897) lá na região do nordeste da Bahia (Brasil). Nessa região a situação era muito precária existia muita fome,violência, seca ...,e os que mais sofriam eram os pobres. Antonio Conselheiro um beato que acreditava ser um enviado de Deus para poder acabar com as diferenças (entre eles esta o casamento civil,cobranças de impostos) entre outros;com essas ideias ele conseguiu reunir vários seguidores que acreditavam que seu líder realmente poderia libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam. Com o passar do tempo houve varias revoltas devido a grande proporção que este movimento adquiriu,foi tão grande que muitas pessoas morreram de fome principalmente as mulheres,crianças e idosos. Este acontecimento histórico representou a luta pela liberdade de pessoas que viviam nessa região e dos sertanejos na luta por seus ideais.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. A Guerra de Canudos foi um conflito ocorrido entre 1896 e 1897 no sertão da Bahia.
    O Brasil estava vivendo uma fase chamada de "República Velha", onde a seca e a pobreza castigavam os sertanejos.Neste período surgiram dois movimentos : o messianismo e o coronelismo.
    Os impostos cobrados pelo governo eram muito altos para aquelas pessoas que mal tinham o que comer, e que viviam na miséria.
    Neste clima de insatisfações com os coronéis e com o governo, surgiu a figura de Antônio Conselheiro, que acreditava ter sido enviado por Jesus para acabar com a miséria e sofrimento daquele povo. Um "profeta" que prometia acabar com tudo aquilo, atraia seguidores ; tornou-se então líder espiritual e fundador de uma cidade chamada de ''Belo Monte" ou "Arraial de Canudos" , que se localizava no sertão da Bahia.
    Conselheiro, arrebanhado por uma multidão de pessoas que já não tinham mais esperança, resolveu criar algo que ganhou alguns inimigos; criou uma comunidade igualitária e independente, ou seja , tudo era dividido por igual e não pagava-se mais impostos.
    Canudos, por não aceitar a ordem do governo, dos coronéis e nem da polícia, era como se fosse um país dentro do nosso país, onde atraía multidões. Empregados abandonando as fazendas , fiéis abandonando suas igrejas, o governo perdendo impostos; uma verdadeiro crise para o estado.
    Perder impostos, empregados e fiéis ; para um "maluco barbudo" que falava mal do governo republicano, incentivava as pessoas a serem conscientes e a lutar pelos seus direitos , falava mal da hierarquia da igreja dominante, no caso, a católica, e que estava formando um exército civil para enfrentar o governo; tudo isso era visto com "maus olhos" pelas classes dominantes.
    O tal líder espiritual com suas idéias anarquistas e messiânicas, estava causando alvoroço ao poder dominante.
    O exército revoltado, queria acabar com a comunidade se Antônio Conselheiro, fazendo assim expedições para dispensar os seguidores e pôr fim a comunidade, pois, os adeptos de Conselheiro saqueavam fazendas, roubavam armas e formavam um forte exército com a finalidade de proteger a sua conunidade , o qual era formado por homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos.
    Foram três expedições sem sucesso. O exército brasileiro ia para confrontar e era derrotado pelo exército de Antônio Conselheiro. A guerra só teve fim com a quarta expedição organizada pelo ministro da guerra Carlos Bittencourt, o qual recrutou cerca de 10 mil homens, que comandados pelo general Artur Costa, apoderaram-se de Canudos e promoveram um terrível massacre.
    Estima-se que 5 mil militares e milhares de pessoas inocentes tenham morrido. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial. Canudos destruída e seu líder Antônio Conselheiro morto.

    ResponderExcluir
  22. Um dos principais motivos para a que foi chamada Guerra de Canudos, foi a revolta do povo contra os impostos cobrados e aos abusos dos dos Coronéis.Tudo isso impulsionou a matança que ficou conhecido como Guerra de Canudos em 1897.

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito .
    Contem muito drama e eh uma historia brasileira
    Contendo assim muitos acontecimentos e miseria!

    #legal

    ResponderExcluir
  24. Bom. este filme: Guerra de canudos, é de suma importância para entendermos um pouco do contexto histórico em que o pré-modernismo está inserido pois o filme relata a vida politica do país e de como ela era exercida já que o poder que um dia fora exercido em nossa nação,de forma errônea, em que esse fato se deu na primeira "Republica" -1889 a 1930 gerou muitas insatisfações entre as pessoas e foi por isso que levou a um líder por nome de Antônio Conselheiro a se revoltar contra o governo e formar um povo em que esses seguiam seus pensamentos,normas e leis.No entanto achei o filme essencial para compreender um pouco do que se vivia naquela época, para ver a religião como base dos ensinamentos de Antônio Conselheiro, para entender o contexto histórico do pré-modernismo e para ver a força atuante do exército em reprimir a todos aqueles que se revoltassem contra o governo.
    Davyd Paulo Santos Rocha N: 09
    3 ano "A" Turno: Matutino.

    ResponderExcluir